Sexta-feira, 7 de Agosto de 2009

21 Gramas

   Para quem gosta do lado místico , espiritual da vida, reencarnação, etc., aqui vai um tema para reflexão. Um médico desenvolveu um estudo em que se chegou à conclusão que quando um ser humano morre independentemente do peso, idade, sexo, etc., perde sempre 21 gramas de peso. Poderia dizer-se que eram fluidos, ar, que se libertavam, mas a questão é que o peso libertado é sempre o mesmo, gordo ou magro. Outro factor curioso é que o mesmo estudo feito em animais não revelava essa perda. Chegou-se à conclusão que a alma liberta-se do corpo e pesa 21 gramas. Verdade ou mentira? Enviem as vossas opiniões sobre o assunto.

 

 

Dr.Duncan MacDougall (c. 1866 – 15 October 1920) era um médico em Haverhill, Massachusetts que procurou medir a massa supostamente perdida pelo corpo humano quando a alma se separava do corpo, na morte.

 

Em 1907, MacDougall pesou seis pacientes em processo de morte (nenhum detalhe é dado de como isto ocorreu ou em que intervalos os pacientes eram pesados). Ele usou os seus resultados (uma quantia variada de perceptível perda de massa na maior parte dos seis casos) para suportar a sua hipótese de que a alma tem massa e que quando a alma se separa do corpo, a massa também. MacDougall também mediu 15 cães em circunstâncias semelhantes e reportou os resultados como "uniformemente negativos" sem perceptível alteração de massa. Ele tomou os seus resultados como a confirmação de que a alma tem peso e que os cães não têm alma. MacDougall's reclamou por não conseguir encontrar cães com mortes naturais que seriam ideais já que um autor afirmou que ele, de facto, tinha envenenado os cães para realizar as suas experiências. Em Março de 1907, as experiências de MacDougall foram publicadas no New York Times e no jornal médico American Medicine.

 

Apesar de geralmente considerado tanto insignificante como com pouca ou nenhuma cientificidade, com o facto de MacDougall descobrir que a alma humana pesa 21 gramas tornou-se uma memória na consciência pública. Isto levou ao título do filme 21 Gramas.

 

sinto-me:

publicado por bizantino às 19:24
link do post | comentar | favorito
|

.mais sobre mim


. ver perfil

. seguir perfil

. 16 seguidores

.pesquisar

 

.Dezembro 2010

Dom
Seg
Ter
Qua
Qui
Sex
Sab

1
2
3
4

5
6
7
8
9
10
11

12
13
14
15
16
17
18

19
20
21
22
23
24
25

26
27
28
29
30
31


.Subscrever por e-mail

A subscrição é anónima e gera, no máximo, um e-mail por dia.

.posts recentes

. Para quem gosta BD. Do me...

. Música, fonte da juventud...

. Bizantino no Facebook

. Peter Murphy

. Assim é o nosso planeta

. Miles Davis um génio

. Alberto João Jardim

. Fotografia

. Açores III

. Vinhos de Portugal

. História de Arte

. Antoni Gaudi

. Genet

. Boris Vian

. Antonin Artaud

.arquivos

. Dezembro 2010

. Novembro 2010

. Janeiro 2010

. Dezembro 2009

. Agosto 2009

. Julho 2009

. Julho 2006

.tags

. todas as tags

.favoritos

. Assim vai o nosso mundo

. Serra da Freita

.links / blogs recomendados

.participar

. participe neste blog

Pesquisa personalizada

.visitas

Website counter
Estou no blog.com.pt - comunidade de bloggers em língua portuguesa

width="74" height="100" alt="Selo pela Amazónia ">
Bookmark and Share
Add to Technorati Favorites
Wine Blogger

.subscrever feeds